A alimentação antes e depois da prática de exercício físico é muito importante. A obtenção de uma boa condição física não passa apenas pela prática regular de exercício físico. Outros factores como uma alimentação equilibrada, são determinantes para o rendimento, para a recuperação e para a prevenção de lesões. Um bom planeamento destas refeições, pré e pós-treino, é essencial para a preparação do atleta e para o seu desempenho.

NÃO SE EXERCITE EM JEJUM. É necessário fornecer energia ao organismo para que este aguente o esforço físico (e o resto do dia). Perderá mais peso se souber combinar a prática de exercício físico regular com uma alimentação saudável, do que se não se alimentar em condições.

PLANEAR NUTRIÇÃO DESPORTIVA

Tipo e quantidade de alimentos:

Antes de treinar, opte por ingerir alimentos que forneçam energia mas que sejam pobres em gordura, como os o hidratos de carbono (por exemplo, batata, arroz, massa, etc).
Ingerir líquidos 3 a 4 horas antes de se exercitar (por exemplo, sopa e água).
Se não for possível fazer este tipo de alimentação, comer algo como uma sandes e um copo de leite, ou uma barra de cereais e um sumo, entre 60-90 minutos antes do exercício. Ou caso prefira treinar de manhã, opte por um pequeno snack, como uma peça de fruta e um iogurte sólido.

Evite a ingestão de alimentos ricos em gorduras ou fibras nas 2-3 horas que antecedem a actividade física, pois têm uma digestão mais demorada e podem causar indisposição.

Assegure uma boa hidratação! Ingestão de água frequente ao longo do dia e um maior consumo nas horas que antecedem a prática de exercício (400/600ml).

 

DICAS:

  • Pão integral, cereais de pequeno-almoço, iogurte, leite e fruta ou uma barrita de cereais são sempre boas opções!
  • Deve comer até uma hora antes da prática de exercício físico.
  • É muito importante hidratar-se antes, durante e após a prática de exercício físico. Se o treino for longo, ingira uma bebida desportiva, que vai equilibrar as perdas de eletrólitos provocadas pela transpiração e dar-lhe energia.
  • O que comer após o exercício físico: Terminada a atividade física, deve fazer uma refeição ligeira que inclua hidratos de carbono e evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína.

 

ALIMENTOS PRÉ-TREINO:

- Frutos secos oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoins ou avelãs);

- Ovos.

ALIMENTOS PÓS-TREINO:

- Proteína Whey;

- Salmão;

- Vegetais Verdes

 

Dev. by MARKUP® | Privacidade | Termos & Condições | Copyright © 2017 Sociedade Digital | CrowdFunding Networks

 Android app on Google Play 
Pagamentos por Paypal
Certificado de integridade da página
Certificado de desempenho da página